O que são as Metodologias Ágeis?

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

O que são as Metodologias Ágeis?

Metodologia Ágil é um termo utilizado para referenciar novas estruturas e modelos de trabalho leves que foram pensadas para fazer as pessoas entregarem com foco no cliente. 

A agilidade traz a visão dos valores e princípios ágeis, por exemplo, focar nas pessoas e nas interações mais do que nos processos ou nas ferramentas. Os advogados têm o costume de ter uma visão mais burocrática e dar ênfase demasiada às formas. A agilidade vem para recolocar o foco nas pessoas. 

Alinhado a isso está um outro preceito que é a importância de focar no cliente e entregar um serviço que seja eficaz e eficiente. Muitas vezes, o foco na forma é excessivo e sobra menos tempo para o conteúdo

Veja como o Kanban vai ajudar seu time a entregar mais e com qualidade

O Kanban é um método conhecido por um quadro onde você coloca três colunas: A fazer: tarefas a serem cumpridas Fazendo – demandas em curso; Feito: o que já foi concluído. 

É simples assim. Você trabalha nesse quadro visual e cada cartão representa um processo jurídico e uma entrega de valor, além daquilo que você se propõe a fazer. Os itens burocráticos são reduzidos, pois cada cartão que estiver no Kanban é uma entrega programada ao cliente. 

E qual é a “mágica” desse quadro? Você visualiza o fluxo do trabalho e consegue ver quando está iniciando muitas tarefas e não está completando, ou seja, consegue identificar os gargalos do processo. O Kanban tem uma teoria: termine o que você começou antes de começar outra tarefa.

Seu time jurídico deve adotar as metodologias ágeis imediatamente. Autônomos já alcançam resultados expressivos

A própria Metodologia Ágil propõe que os times sejam pequenos e, mesmo nas grandes corporações, os colaboradores são divididos em times de até 9 pessoas. É possível montar um time Scrum a partir de 3 pessoas. Desta forma, um pequeno escritório já pode, inclusive, aplicar a toda a estrutura do Scrum e do Kanban. Na verdade, até os profissionais autônomos podem aplicar as metodologias ágeis e se beneficiar da maioria dos ganhos alcançados pelos times de escritórios e departamentos jurídicos. Independente do tamanho da equipe, o foco deve ser no cliente, em fazer uma entrega que resolva sua dor inicial.

A página “Jurídico Ágil” é comandada pelos especialistas Myrian Santiago, coordenadora de equipes jurídicas e gestão de escritórios de advocacia, e Leonardo Toco, especialista em transformação digital, agilidade organizacional e tecnologias emergentes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos

Open chat
Olá. Posso ajudar?