A relação das Metodologias Ágeis com a Controladoria Jurídica

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

A relação das Metodologias Ágeis com a Controladoria Jurídica

Confira os principais trechos da entrevista com a Dra. Ana Carolina Campos, Agile Master e gestora da controladoria jurídica na Carvalho Pereira Fortini.


“Em virtude da Metodologia Ágil, nosso trabalho rende muito mais.”

“A metodologia ágil no trabalho do escritório, do time como um todo, só veio a melhorar a performance e colaboração de todo mundo, pois o trabalho rende muito mais e para isso não se pode ter a mente fechada para o novo.” 


Kanban e a otimização do dia a dia

“O acesso às informações ficou mais fácil e o dia a dia muito mais dinâmico, pois se estabeleceu uma comunicação direta com o time de advogados. Antigamente se utilizava muito e-mail, WhatsApp, telefone e como a resposta não era direta, um tema que poderia ser resolvido na hora, poderia passar todo um dia para ser resolvido. Com essa acessibilidade de todos do time, a rotina de trabalho foi muito facilitada.

Um ponto que também foi muito interessante para a gente é a questão da controladoria ter que cobrar às vezes o advogado. ‘O prazo está chegando? Você já fez? Como que está?’ Até isso foi muito bom e como a gente conversa todos os dias (na reunião diária) o advogado já chega e me fala: ‘Carol, te dou uma posição até o final do dia.’ Não preciso mais ficar cobrando, eu já tenho esse retorno muito fácil. Então, a tratativa fica muito boa com os advogados e desta forma o relacionamento melhora e o resultado também.


Reuniões diárias do Kanban são essenciais

“Em 15 minutos já sentimos a diferença, a gente já sabe do caminho que vai tomar, o que vai fazer. E até essa questão do processual, nas reuniões a gente debate o que vai mudar na peça, decidimos o que vai ser ajustado no dia. Desta forma, a controladoria jurídica participa intensamente do caminho que o escritório está seguindo. Discutimos quais são as nossas teses, as nossas linhas de defesa, o que a gente está batendo, o que a gente vai alegar. Neste sentido, a organização do time como um todo fica muito redonda. 

A grande diferença é que, em outros escritórios, a controladoria fica separada dos advogados que estão trabalhando nos processos, mas isso mudou com a implementação das Metodologias Ágeis. Até essa parte mais humana, a gente sabe como o advogado está, se ele está sobrecarregado, porque às vezes o advogado trabalha na sua peça processual, mas tem a parte administrativa e isso não fica claro no controle de prazo. O Kanban facilita esse acesso diário, pois todo o time vê o que todos estão fazendo. 

Desta maneira, a gente pode falar: ‘Esse advogado está sobrecarregado, vamos passar essas tarefas para outro.’ Essa revisão é diária. Abriu a agenda e hoje tem um advogado pedindo socorro? Não. Todo mundo se ajuda. É muito legal ver o time todo querendo fazer acontecer, querendo ajudar, querendo motivar. É muito legal mesmo”.

A página “Metodologias Ágeis no Direito” é comandada pelos especialistas Myrian Santiago, coordenadora de equipes jurídicas e gestão de escritórios de advocacia, e Leonardo Toco, especialista em transformação digital, agilidade organizacional e tecnologias emergentes.

Quer saber mais detalhes?
Veja a LIVE completa:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos

Open chat
Olá. Posso ajudar?